Cairo : O Capital do Egito
O Cairo como a cidade que hoje conhecemos foi estabelecido em 969 como sede de governo do califado fatímida. Até então a capital era Alexandria, mas os novos conquistadores decidiram fundar uma cidade próxima ao Nilo, Fustat, que hoje faz parte do Antigo Cairo, onde ainda pode ser vista parte da antiga Fortaleza da Babilônia, que cercava a cidade, assim como outros monumentos.
O Cairo, entretanto, possui raízes muito mais antigas, e está ligado a Mênfis, a antiga capital do Egito no Reino Antigo. Mênfis está a 24km ao sudoeste do Cairo e foi fundada pelo faraó Menes, o responsável pela unificação do alto e baixo Egito.
Por que o Cairo é importante?
O Cairo é importante por vários motivos, começando pela sua antiga história, que vai desde o Egito Antigo, invasões, colonizadores até revoluções recentes, como a de 2011. É uma cidade central que fez parte de momentos marcantes e decisivos, e compreender a sociedade árabe contemporânea é compreender como o Cairo se posiciona.
Muito disso pode ser visto em monumentos históricos que ainda estão de pé na cidade, como a Pirâmide de Gizé, a única das maravilhas do mundo antigo que ainda existe,Khan el Khalili - possivelmente o mercado aberto mais antigo do Oriente Médio, a Cidadela de Saladino, que protegeu a cidade da invasão das cruzadas, e tantos outros lugares.
Há muitas atrações turísticas no Cairo, que vão desde o Egito Antigo ao Cairo Islâmico e Copta, passando pelos museus e monumentos mais recentes. a Torre do Cairo, a Cidadela de Saladino, e o rio Nilo em si.
Mas As principais áreas turísticas do Egito
As Pirâmides de Gizé
As pirâmides de Gizé - especialmente a Grande Pirâmide - são um dos mais importantes centros de atrações turísticas do Egito; Representa uma das Sete Maravilhas do Mundo; Devido à sua grandeza arquitetônica e à idade de sua história; Onde as pirâmides de Gizé são visitadas por um grande número de turistas, e a atenção se concentra em seus principais pontos de referência, a saber a Grande Pirâmide (Khufu), a pirâmide menor (Menkaure), a pirâmide de Khafre e a estátua (Esfinge) esculpida nas rochas sob a forma de um corpo de gato.
Templo Abu Simbel
O Templo Abu Simbel está localizado na área próxima à fronteira egípcio-sudanesa. Foi construído para o faraó do Egito, Ramsés II. Note-se que este monumento histórico é visitado hoje por um grande número de turistas. Para desfrutar de ver o incrível projeto arquitetônico, que permite que a luz do sol chegue ao interior do templo, e o Festival Abu Simbel é realizado no local, que inclui atividades de dança, música e jantar.
Khan El-Khalili
khan al khalili é um dos mercados mais famosos do Cairo; onde um grande número de visitantes da cidade e seus turistas vem visitá-la; para desfrutar de compras, comprar lembranças, jóias e antiguidades, e o mercado também inclui muitos restaurantes e cafés que servem comidas e bebidas deliciosas.
O Museu Egípcio
O Museu do Cairo, ou Museu Egípcio (Inglês: Egyptian Museum) está localizado na cidade do Cairo, e é visitado por muitos turistas; Para desfrutar de ver a coleção de peças arqueológicas e históricas faraônicas, que são consideradas as maiores do mundo.
O que fazer no Cairo de noite?
O Cairo é uma cidade que nunca dorme! Então, há muito o que fazer de noite, mas depende do seu estilo. Há vários restaurantes e cafés em alguns bairros à beira do Nilo, assim como pontos para um passeio de felluca, um barco a vela, pelo rio.
Se você gosta de festas, há um número de bares e clubes com uma programação diversificada de música ao vivo para todos os gostos. Khan el Khalili trambém promete à noite, onde você pode assistir a um hipnozante tanoura show, a dança dos derviches dançantes.
Sim. O rio Nilo, o maior do mundo, que ao passar pelo Cairo está vindo do sul do Egito, segue para o Mar Mediterrâneo ao norte. Muitas pessoas aproveitam um passeio de felluca no Cairo por ser prazeroso e uma ótica forma de sentir a energia que o próprio Nilo emana, assim como muitos restaurantes se privilegiam da vista maravilhosa que o rio oferece.
Quanto custa uma viagem ao Cairo?
Realmente depende. Você pode fazer uma viagem com um orçamento curto ou não. No geral, o Cairo é considerado um destino barato, e uma viagem confortável não precisa sair a um preço exorbitante. Um dia no Cairo pode sair por no mínimo US$50 (R$200), por exemplo, por pessoa, considerando alimentação, transporte e ingressos para atrações.
Quantos dias preciso para visitar o Cairo?
O Cairo é enorme e oferece diversas atrações. No geral, para se ter uma boa compreensão da cidade seria recomendável reservar ao menos 1 semana para ver a maioria dos pontos turísticos e lugares interessantes. Porém, geralmente a maioria das pessoas não dispõe de todo esse tempo, pois ainda irão fazer um cruzeiro pelo Nilo ou viajar para outros lugares no Egito. Nesse caso, recomendamos pelo menos 3 dias no Cairo.
O que devo vestir no Cairo?
Roupas modestas são bem-vindas, portanto nada provocativo ou que revele muito a pele. Tenha em mente que egípcios são pessoas muito religiosas e a vestimenta é uma parte importante para a sociedade, além de também ser um sinal de respeito. Não é proibido fazer o contrário, mas você muito possivelmente se sentiria desconfortável com os olhares. Vestidos, saias e bermudas abaixo do joelho e blusas que não mostrem os ombros são bem-vindos.
Qual é a melhor época para visitar o Cairo?
O Cairo recebe muitos visitantes durante o ano inteiro, mas é claro que você pode encontrar períodos que atendam melhor às suas necessidades que outros. Nesse caso, de dezembro a fevereiro as temperaturas estão boas, mas está mais frio e a cidade mais cheia. Já entre março e abril, é o momento perfeito tanto para temperaturas quanto para menos tumulto. De maio a setembro, prepare-se para o calor assim como para muitos visitantes, e entre outubro e novembro a cidade é prazerosa novamente.
O Cairo é conhecido por ter algumas das mais antigas e belas mesquitas do mundo. Enquanto as pessoas tendem a celebrar as mesquitas históricas e seus estilos arquitetônicos icônicos, algumas mesquitas que foram construídas nos últimos anos parecem ter chegado ao mesmo nível de elegância e popularidade.
Algumas das mesquitas do Cairo são conhecidas tanto pelos cidadãos quanto pelos turistas, e são populares ou por sua arquitetura, suas cores, ou mesmo pelas histórias por trás delas. São seis mesquitas atraentes para visitar e desfrutar - seja para uma experiência religiosa memorável durante um feriado como o Eid ou para o turismo.
Mesquita of Ibn Tulun
Localizada em Sayeda Zeinab, no Cairo, a Mesquita Ibn Tulun é uma das mesquitas mais antigas da cidade. Foi construída por Ibn Tulun, que foi o governador de Al Fustat no século IX pelo califa abássida de Bagdá.
Mesquita de Amr ibn al-As
Construído em 641 d.C., Amr ibn al-As Mesquita é o edifício islâmico mais antigo do Egito, e a primeira mesquita da África. Após a conquista de Amr ibn al-As, que foi um dos companheiros próximos do profeta Maomé, ele fundou a primeira capital islâmica do país, Al-Fustat, e mais tarde estabeleceu o primeiro edifício na capital: a lendária mesquita Amr ibn al-As. Foi destruída e renovada várias vezes, no entanto, ainda se mantém alta e hospeda orações até hoje.
Mesquita de Muhammad Ali
Projetada pelo arquiteto turco Yousif Boushnaq, a mesquita foi construída para Muhammad Ali, o governante do Egito de 1805 a 1849. Foi construída de acordo com o estilo arquitetônico otomano, a pedido de Muhammad Ali Basha.
Também é chamada de "Mesquita de Alabastro" porque suas paredes internas e externas são lindamente revestidas de alabastro. A quadra aberta externa contém uma torre de relógio de cobre, que foi presenteada a Muhammad Ali Pasha pelo francês Louis Philippe em 1845 DC. Os minaretes gêmeos desta mesquita são os mais altos do país, com uma altura de 84 metros cada um. O magnífico mausoléu de mármore branco de Muhammad Ali Pasha está situado no lado direito da entrada.
Mesquita Al Azhar
Por último, mas não menos importante, a Mesquita Al Azhar. Há muitas mesquitas que você pode visitar no Cairo, mas esta é especialmente importante na história islâmica. Ela foi fundada pelos Fatimids em 970 DC. Com o passar dos anos, tornou-se o centro mais importante dos ensinamentos islâmicos e da teologia sunita em todo o mundo. Seus cinco minaretes são projetados em cinco estilos arquitetônicos, simbolizando as dinastias que controlavam Al Azhar.
O quanto Luxor é distante do Cairo?
Há 504km entre Luxor e Cairo, e as formas mais comuns de transitar entre as duas cidades são de avião (uma viagem que leva em torno de 1h) ou de trem (são cerca de 12h de trajeto). Alguns cruzeiros saem do Cairo para Luxor, mas a maioria se encontra entre Luxor e Assuã apenas.
venha conheça cairo e outras cidades egípcias conosco. Vamos Viajar!
Cairo, Cruzeiro Nilo e Abu Simbel
Experimente uma aventura única ao visitar Cairo com cruzeiro no Nilo e explore Abu Simbel.Vem com a gente!