Na antiga Civilização egípcia, os líderes do povo, conhecidos como faraós, eram os chefes do estado e da religião. A palavra “faraó” significa “Grande Casa”, os faraós eram tipicamente homens, porém houveram grandes líderes mulheres notáveis, a exemplo da Rainha Faraó Hatshepsut e da icônica Cleópatra VII. Hatshepsut, em particular, foi uma governante de grande sucesso. Em seguida, O papel do faraó do Egito era ser o líder intermediário de caráter divino entre os deuses e o povo egípcio. Leia mais sobre o Faraó do Egito!
Na antiga civilização egípcia, os reis que reinaram no Egito eram conhecidos como faraós. Todos os governantes do Império Egípcio são referidos como faraós hoje, apesar do fato de que o título não foi usado dessa maneira na época. No entanto, é importante ter em mente que cada um desses reis tinha traços únicos e tinha uma ampla gama de objetivos enquanto no trono.
A palavra “faraó” significa “Grande Casa”, fazendo referência ao palácio onde residia o líder supremo. Nos primeiros impérios, os líderes eram chamados de reis, mas com o passar dos tempos foram chamados e como faraós.
O papel do faraó no Egito era ser o líder intermediário de caráter divino entre os deuses e o povo egípcio. Era função do faraó participar de cerimônias religiosas, assim como cuidar de outras questões como leis, guerras, impostos e fiscalização de terras.
O Egito Antigo teve diversas dinastias, centenas de faraós, e um legado imenso foi deixado como herança. Muita coisa foi descoberta, mas a cada ano que passa mais achados arqueológicos são encontrados, desenhando com mais clareza parte da história da antiga civilização.
De acordo com a mitologia egípcia, Hórus, um deus que controlava o Egito por um período muito longo antes do primeiro governo humano. O rei era adorado no Egito devido à sua suposta herança divina; pensava-se que as características divinas do deus Hórus estavam presentes em seu sangue.
Embora haja dúvida entre os historiadores sobre a possibilidade de uma linhagem anterior, a tradição se refere a Menés ou Narmer como o primeiro faraó do Egito Antigo. Ele foi responsável por reconciliar o império quebrado, o que teria ocorrido por volta de 3100 AC.
Com vários faraós ao longo da história do Egito, alguns ganharam reconhecimento particular em todo o mundo e ocuparam posições poderosas nos governos do país. Portanto, alguns merecem ser mencionados.
O faraó do Egito que unificou o Alto Egito e o Baixo:
Muitos pesquisadores acreditam que o primeiro faraó do Egito foi Narmer, conhecido como Menés. Há debates sobre esse assunto, pois se acredita que foi Menés o primeiro governante a unir o Baixo e o Alto Egito.
Uma curiosidade é que os faraós eram homens, mas algumas mulheres notáveis assumiram o trono como Hatshepsut e Cleópatra. Hatshepsut foi a primeira mulher — faraó do Egito, uma governante de sucesso que deixou um dos templos mais bonitos de todo o Egito, localizado em Luxor.
Narmer foi um antigo faraó do Egito, muitos estudiosos o consideram o unificador do Egito e fundador da Primeira Dinastia, e, o primeiro rei (faraó) de um Egito unificado.
A identidade de Narmer é assunto que é debatido entre os historiadores e arqueólogos, embora a opinião predominante é que Narmer seja Menés. A identificação de Narmer com Menés é baseada na Paleta de Narmer (que mostra o faraó como o unificador do Egito).
Se-acredita que o reinado de Narmer ocorreu por volta de 3100 a.C. A sua importância para o Egito, nota-se pela presença do seu nome encontrado em diferentes lugares, 98 inscrições em 26 locais diferentes em Canaã e Sinai, e em 17 locais no Egito.
Tumba de Narmer
A tumba de Narmer fica em Umm el-Qa'ab perto de Abydos, no Alto Egito, o local de descanso do faraó consiste em duas câmaras unidas (B17 e B18), revestidas de tijolos de barro. A tumba data de mais de 5.000 anos, muitos artefatos do faraó foram encontrados em outras sepulturas, e objetos de outros reis foram recuperados na sepultura de Narmer.
É provável que todos os reis do Egito Antigo enterrado em Umm el-Qa'ab tivessem recintos funerários no cemitério ao norte de Abydos, perto da linha de cultivo. Estes eram caracterizados por grandes paredes de tijolos de barro que cercavam o espaço em que se acredita ser um local destinado para as cerimônias funerárias. Oito compartimentos foram encontrados durante as escavações, e um deles se-acredita pertencer ao faraó Narmer.
No final do século XIX, foi descoberto em Aswan (sul do Egito), uma série de esculturas em pedra, mas foi somente no ano de 2009 que a sua importância foi notada. A pedra encontrada mostra um homem carregando um cetro e usando uma coroa muito semelhante à coroa branca do Alto Egito, ele é precedido por um homem com um leque e por outros dois homens com estandartes.
Esta cena é muito semelhante ao que foi encontrado na Paleta de Narmer, levando os estudiosos a acreditarem que a pedra sugere uma visita do faraó à região para um ritual do Deus Hórus.
Tesouro dos faraós
Os faraós construíram coisas grandiosas, eles foram sepultados com suas riquezas conquistas ao longo do reinado. Na crença egípcia antiga, na vida após a morte os faraós usavam tudo que estivesse na sua tumba.
Ao longo dos anos, muito se perdeu, túmulos foram saqueados, tesouros sumiram e consequentemente lacunas na história se abriram. O que se sabe até hoje é graças ao que se teve acesso, às inscrições em templos e monumentos, artefatos, estudo de múmias, arquitetura e arte da sociedade egípcia antiga.
Hoje, sem dúvida alguma, o faraó do Egito mais famoso é Tutankhamon, mas não pelo seu legado. O menino de ouro, como é popularmente conhecido, entrou no hall dos faraós mais famosos do mundo devido à descoberta do seu templo intacto em 1922 por Howard Carter.
Tutankhamon morreu aos 19 anos, não teve contribuições para a antiga civilização como o faraó Ramsés II, mas para os estudiosos, o seu túmulo intacto traz respostas para inúmeras perguntas que até então eram impossíveis de serem respondidas.
Agora que você descobriu um pouco da magnífica história do Egito Antigo, especialmente a história do faraó do Egito, venha para o Egito e explorar esta história interessante! Pode passar a sua viagem incrível com esta agência de viagens: Pacotes Para Egito.