- Início
- /
- Blogs
As melhores atrações para conhecer em Aswan
As melhores atrações para conhecer em Aswan
Ao viajar para o Egito você vai perceber que cada cidade tem suas peculiaridades, nenhum local é igual, o que torna esse país diverso tanto na sua cultura quanto na sua essência.
Hoje nossa viagem vai ser em Aswan, uma cidade situada no sul do Egito, localizada a 869 km do Cairo, Aswan fica às margens do rio Nilo, praticamente na ponta do mapa do país.
A cidade se tornou um destino turístico relativamente tarde, somente no século XIX, e de lá para cá vem recebendo turistas o ano inteiro. Apesar de não ser tão disputada como sua vizinha Luxor, Aswan tem algo a mais que você não encontrará em nenhum outro lugar do Egito.
Suas paisagens inigualáveis ao longo do Nilo e as cores vibrantes, fazem de Aswan o local perfeito para relaxar, apreciar a natureza e descobrir as culturas egípcia e núbia que andam de lado a lado.
Foi em Aswan que eu realmente entendi aquela frase de Heródoto “O Egito é a dádiva do Nilo”, e eu tenho certeza que se você conhecer esta cidade vai concordar comigo.
O Cairo é frenético e algumas vezes caótico e Luxor recebe uma multidão de turistas devido a sua quantidade de locais históricos, e Aswan? Bom, Aswan também entra na rota, mas garanto que aqui você será preenchido com calmaria e vai perceber que não precisa correr para curtir a vida.
Claro que existem atrações para serem visitadas em Aswan, mas o ponto alto da cidade é ter uma experiência tranquila e sem agitação. Mas como prometido, confira abaixo as principais atrações da cidade que valem a pena conhecer:
Visitar o Templo de Philae
Philae era, na verdade, uma das ilhas do rio Nilo e o Templo de Ísis ficava lá, com a construção da Barragem de Aswan, foi necessário transferir o templo para a atual locação, a ilha de Agilika. O Templo de Philae era dedicado à deusa Ísis, e foi usado para ritos religiosos na Dinastia Ptolomaica, sendo este templo um dos últimos lugares remanescentes da antiga religião egípcia. Uma curiosidade sobre esse templo é que ele é conhecido como o local de descanso do Deus Osíris, onde ele teria sido enterrado.
Ver o Obelisco Inacabado
Sua criação foi ordenada por Hatshepsut (1508–1458 aC), possivelmente para complementar o que mais tarde seria conhecido como o Obelisco de Latrão (que estava originalmente em Karnak e mais tarde foi levado para o Palácio de Latrão em Roma). O obelisco inacabado é quase um terço maior do que qualquer obelisco egípcio antigo já erguido. Se concluído, mediria cerca de 41,75 metros (137,0 pés) e pesaria quase 1.090 toneladas (1.200 toneladas curtas), um peso igual a cerca de 200 elefantes africanos.
Na pedreira de Aswan se encontra um grande obelisco que nunca foi finalizado. Ele é considerado o maior obelisco já construído e infelizmente sua construção foi interrompida devido a uma fenda que apareceu na sua estrutura. Estima-se que se esse obelisco tivesse sido finalizado, ele teria 1200 toneladas e 42 metros de altura, incrível não é? O Obelisco Inacabado foi construído no período da rainha faraó Hatshepsut e os estudiosos dizem que ele seria colocado no Templo de Karnak, na cidade de Luxor.
Em Aswan, o meu lugar favorito é a Vila Núbia que fica em frente à Ilha de Soheil perto da Barragem de Aswan. Repleta de cores, formas geométricas e figuras animalescas, a vila permite que você conheça a vida dos núbios, e aprenda mais sobre seu estilo de vida simples, sua cultura incrível e suas tradições. Para chegar até a vila é necessário fazer o traslado de barco.
Maravilhar-se com o Jardim Botânico de Aswan
Este incrível jardim fica localizado na Ilha Kitchener, na verdade, toda a ilha é um jardim repleto de plantas oriundas de várias partes da África, Ásia e do Extremo Oriente. São 6.8 hectares com centenas de espécies.
Visitar o Museu Núbio
Criado em 1997, o Museu Núbio em Aswan exibe artefatos pré-históricos desde o Império de Kush e Meroe até à arte islâmica. Algumas peças que se destacam no museu são os potes de cerâmica datados de 6000 anos atrás, e uma estátua de Amun com feições núbias.
Ir até à Barragem Alta de Aswan
A Grande Barragem de Aswan foi construída para controlar as cheias do rio Nilo, a barragem foi inaugurada em 1971. Com a construção deste projeto, 22 monumentos foram transferidos para outras áreas para evitar que fossem submersos pelas águas do lago Nasser, um reservatório de água que surgiu após a construção da barragem. Uma curiosidade é que esta barragem é considerada a maior do mundo.
Pontos turísticos no lago Nasser
Próximo de Aswan, o belo lago Nasser além de ser importante para a pesca e sobrevivência de algumas comunidades, ele também é lar para várias atrações turísticas, que são acessíveis através dos Cruzeiros ou Dahabiyas que fazem a rota no lago.
Conhecer o Templo Kalabsha
Este templo foi construído no final da dinastia ptolomaica e só foi concluído quando o Egito estava sob o domínio do Imperador Augusto. O templo dedicado ao deus núbio Mandulis, configura uma junção de características egípcias e romanas, mostrando imperadores de Roma adorando os deuses egípcios.
O templo mais antigo da região do lago Nasser, foi construído pelo faraó Tutmosis III da XVIII Dinastia do Império Novo, dedicado aos deuses Amun e Re-Horakhty. O Templo de Amada, o mais antigo templo egípcio na Núbia, foi construído pela primeira vez pelo faraó Thutmose III da 18ª dinastia e dedicado a Amon e Re-Horakhty. Seu filho e sucessor, Amenhotep II, continuou o programa de decoração desta estrutura. O sucessor de Amenhotep II, Thutmose IV decidiu colocar um telhado sobre seu pátio e transformá-lo em um salão com pilares ou hipóstilo. Durante o período de Amarna, Akhenaton teve o nome de Amon destruído em todo o templo, mas foi posteriormente restaurado por Seti I da 19ª Dinastia do Egito. Vários reis da 19ª Dinastia, especialmente Seti I e Ramesses II, também "realizaram pequenas restaurações e acrescentaram à decoração do templo. Siptah respectivamente.No período medieval, o templo foi convertido em uma igreja.
Visitar os Templos de Abu Simbel
Ainda no lago Nasser, o grande destaque da região são os Templos de Abu Simbel, construído pelo faraó Ramsés II. É neste local que acontece o fenômeno duas vezes por ano em que os raios de sol adentram o corredor do templo principal iluminando assim, 3 das quatro estátuas localizadas no seu interior.
Qual a melhor época para visitar Aswan?
É possível visitar o Egito em qualquer época do ano, mas se você quer curtir a viagem sem sofrer com o verão, evite viajar nos meses de julho, agosto e setembro.
Onde se hospedar em Aswan?
Aswan tem muitas redes de hotéis conhecidos mundialmente, contudo vale a pena explorar um estilo diferente de hospedagem, como Dahabeya (barco à vela) e o Kato Dool Nubian Resort, um hotel com temática núbia.
Quanto tempo devo ficar em Aswan?
Em Aswan vale a pena ficar uns 3 dias para conhecer tudo sem pressa, mas se você quiser ir até o lago Nasser para conhecer as outras atrações, deve esticar a viagem adicionando mais 4 dias.
Gostou das dicas? Que tal adicionar Aswan à sua Pacotes para o Egito, garanto que você não vai se arrepender!