- Início
- /
- Blogs
Tudo Sobre A Turquia
Tudo Sobre A Turquia
Grande parte da Turquia se orgulha de seus movimentos seculares e progressistas. Enquanto outras partes da sociedade turca querem uma cultura mais conservadora e integrar mais o Islã nas partes cotidianas da vida, incluindo instituições públicas. Para este tópico, sugiro fortemente a leitura de Mustafa Ataturk. Uma das figuras históricas mais importantes da Turquia após a queda do Império Otomano. Você também pode assistir a um dos muitos documentários sobre ele no YouTube.
Idioma turco
O inglês NÃO é amplamente falado na Turquia. A maioria das pessoas não sabe falar inglês. Então se você vai viajar por conta própria, aprender algumas palavras em turco é fundamental.
Se você vai viajar com agência, solicite um guia que fale português ou inglês.
Como se vestir na Turquia
Embora a Turquia tenha uma grande população muçulmana, ela é fortemente influenciada pela Europa e, portanto, é relativamente relaxada em termos de roupas. Para as mulheres, não é obrigatório se cobrir, a menos que entre em um local religioso ou em certas cidades conservadoras. De um modo geral, roupas regulares modestas serão suficientes.
Tradições Culturais
O povo turco é conhecido por ser extremamente generoso, gentil e hospitaleiro. Se você for convidado para uma casa de um local, confira as dicas abaixo:
Tire os sapatos ao entrar em uma casa. Os turcos gostam de sua casa limpa e a maioria deixa os sapatos na entrada.
Se possível, compre um pequeno presente, seja uma caixa de chocolate, baklava ou qualquer coisa do seu país de origem.
Se você estiver viajando em transporte público, é comum oferecer assentos para idosos, mulheres viajando com bebês ou crianças ou grávidas.
Os turcos gostam de se cumprimentar, apertar as mãos, abraçar e beijar nas bochechas se estiverem com amigos mais próximos.
Se você está tendo uma reunião oficial ou entrevista de emprego, é importante ser pontual. Mas, se for um evento social, um encontro em um café ou em algum lugar sem restrições de horário, não espere que um turco esteja lá na hora exata ou não se sinta mal se estiver 10 minutos atrasado.
Apontar o dedo para alguém é considerado rude, mas se você realmente precisa apontar para alguém, você pode descrever a roupa dele ao invés de apontar.
Evite contato visual direto com pessoas do sexo oposto.
Beijar em público é algo que você deve evitar nas áreas rurais, mas é normal e não é incomum nas grandes cidades.
Assoar o nariz e palitar os dentes durante uma refeição é considerado rude.
Se você estiver prestes a sair de um lugar e se despedir dos anfitriões após um dia ou mais de estadia, eles podem derramar um grande copo de água atrás do seu veículo, isso significa “vá e volte logo e suave como água”.
Qual a melhor época para viajar?
Claro, o clima depende de qual parte da Turquia você visitará. É um país enorme que abrange dois continentes com topografia diversificada. O clima da Turquia varia de um clima desértico a verões quentes e invernos frios e nevados. O nordeste é geralmente mais frio, o centro (oeste da Capadócia) é o deserto quente/frio, e a área do Mediterrâneo, incluindo Istambul, tem verões quentes e invernos amenos.
O verão pode ser extremamente quente, e por isso se for viajar nessa época, não se prepare adequadamente para o calor. Traga guarda-chuvas UV como este, protetor solar e beba bastante água. Note que no verão em Éfeso e Capadócia, as temperaturas são bem elevadas.
O inverno pode ser frio com neve em certos lugares. A baixa temporada de turismo é de novembro a março.
A primavera é linda, e muitos viajantes optam por conhecer a Turquia nesta época (abril e maio). Por ser alta temporada os preços são mais altos e o fluxo de turistas também.
O outono também é uma ótima época para ir, mas também é uma alta temporada (setembro e outubro). O clima é temperado na maior parte da Turquia nesta época.
Cozinha turca
A cozinha turca é largamente influenciada pela cozinha otomana (Ásia Central, Oriente Médio, Europa Oriental)e, claro, pelas inúmeras culturas e conquistadores que passaram por suas terras. Hoje, os principais sabores/ingredientes usados são: pimenta malagueta, pimenta do reino, hortelã, páprica, azeite, cominho e iogurte.
Se você gosta de culinária, vale a pena fazer uma aula de gastronomia turca, você pode aprender vários pratos no Cookistan em Istambul. Uma aula de culinária na Turquia é uma experiência cultural gastronômica OBRIGATÓRIA.
Você também pode participar de uma excursão gastronômica guiada em Istambul, onde passará mais de 6 horas explorando alguns dos melhores lugares para comer enquanto saboreia muitos dos pratos locais.
Chá é sinal de hospitalidade
Enquanto você se dirige para os bairros históricos de Istambul ou para cidades menores na Turquia, prepare-se para beber várias xícaras de chá todos os dias. Ao visitar uma loja ou casa turca, o anfitrião provavelmente também oferecerá uma xícara recém-preparada. Isso é feito como sinal de hospitalidade e amizade; alguns podem ficar ofendidos se você recusar a bebida.
Não tome água da torneira
A qualidade da água da torneira varia de região para região, mas não é usada para beber em nenhuma parte do país. No entanto, não há problema em usá-lo para cozinhar alimentos, fazer chá depois de fervê-la e escovar os dentes, desde que você não engula a água. Os sistemas de filtragem estão em vigor nas grandes cidades, mas os moradores ainda optam por não beber água da torneira apenas para garantir a segurança.
Compras na Turquia
A dica é reserve espaço na mala, afinal os mercados, bazares e lojas de artesanato, vão fazer você se apaixonar, os bazares estão repletos de tapetes, toalhas, jóias, livros, utensílios de cozinha, artesanato em cobre, cerâmica, pinturas, lembranças e antiguidades.
Moeda na Turquia
A moeda na Turquia é a lira turca e, nos últimos anos, houve muitas mudanças em seu valor. Recomendo instalar o app XE currency para acompanhar o câmbio.
Sem dúvida, a pergunta que mais me fazem sobre a Turquia é se é seguro. Minha resposta: absolutamente sim! Assim como em qualquer outro país do mundo, há riscos. As coisas podem dar errado e você pode ser pego no lugar errado em um momento ruim. Viajar é imprevisível.
Os habitantes locais são incrivelmente hospitaleiros com os visitantes, oferecendo chá e café tradicionais em todas as oportunidades.
Tome precauções de segurança regulares, como carregar pequenas quantias em dinheiro, evitar áreas remotas à noite e notificar alguém sobre sua localização.
Gostou das dicas? Explore o melhor da Turquia e viva uma experiência inesquecível com Pacotes para Egito. Vamos Viajar!